história do vending

vending consiste em permitir a venda de produtos através de self-service, por meio de um mecanismo que fornece produtos em troca de dinheiro.

A mais antiga referência conhecida de uma máquina de venda automática é o trabalho de Hero of Alexandria , um engenheiro e matemático do primeiro século. A Sua máquina aceitava uma moeda e, em seguida, dispensava água benta . Quando a moeda era depositada, caia sobre uma alavanca que abria uma válvula que deixava fluir um pouco de água.

 As máquinas de venda automática dispensadoras de tabaco estavam a ser operadas já em 1615 nas tabernas de Inglaterra. As máquinas eram portáteis e feitos de latão . Um livreiro Inglês, Richard Carlile, concebeu uma máquina distribuidora para a difusão de obras proibidas em 1822.

Simeon Denham recebeu uma patente britânica nº. 706 para a sua máquina de distribuição de selos em 1867, a primeira máquina totalmente automática.

As primeiras máquinas modernas de venda que funcionam com moedas foram introduzidas em Londres, no Reino Unido no final do seculo XIX, que dispensavam postais. A máquina foi inventada por Percival Everitt em 1883 e logo tornou-se uma característica comum nas estações ferroviárias e estações de correios, a dispensar envelopes , postais e cartas.

O Sweetmeat Automat foi fundada em 1887 em Inglaterra, como a primeira empresa a lidar principalmente com a instalação e manutenção de máquinas de venda automática.

A primeira máquina de venda automática nos EUA foi construída em 1888 pela empresa Thomas Adams Gum , vendendo pastilhas em estações de comboios de Nova Iorque. A ideia de adicionar jogos nessas máquinas como mais um incentivo veio em 1897, quando a Pulver Manufacturing Company adicionou pequenas figuras, que se movem sempre que alguém comprava uma chiclete nas suas máquinas. Essa ideia deu origem a um novo tipo de dispositivo mecânico conhecido como "estimuladores de comércio". O nascimento de máquinas caça-níqueis e jogos de fliperama, em última análise enraizada nestes primeiros dispositivos.

Em dezembro de 1970, Ussery Indústrias de Dallas, Texas , na convenção de Dallas, exibiram a "talker" vending machine. Com inserção de uma moeda, a máquina disse "obrigado".

A primeira “máquina” de vending foi criada há mais de dois mil anos.

Embora Simeon Denham tenha conseguido patentear sua a primeira  máquina em 1867, somente em 1896 as máquinas de vending passaram a ser abrangidas por patentes, o que permitiu a criação de um mercado estável e em crescimento.

Hoje em dia existem tecnologias que ajudam a gerir os produtos nas máquinas (graças à internet e tecnologias wireless) e outras que pretendem reduzir o risco de o consumidor ficar sem o seu produto (que permite selecionar outro produto caso a primeira escolha não seja entregue ao consumidor).